As principais tendências de decoração de 2022

As principais tendências de decoração de 2022

Na primeira semana de Junho aconteceu em Milão o Salone del Mobile, mais importante evento de design de móveis do mundo, que apresenta os últimos lançamentos e novidades desse universo tão apaixonante.

Diversas dessas novidades e tendências apresentadas no Salone também estiveram presentes no Salão de Gramado, que aconteceu na serra gaúcha entre os dias 20 e 23 de Junho e na ABIMAD, que aconteceu em São Paulo entre os dias 19 e 22 de Julho. 

A Elemensis esteve presente como expositora em ambas as feiras, onde observamos todas as novidades que se destacaram por lá e que agora trazemos para vocês.

Minimalismo com conforto

Por um reflexo da pandemia - quando todos nós começamos a passar muito mais tempo em nossos lares -, uma forte tendência que estourou em 2022 foi a do conforto como premissa na decoração. Ela garante que o ambiente deve ser minimalista, com o básico e sem exageros, porém o mais funcional, aconchegante e agradável possível. A preferência é por móveis baixos e de linhas simples, com estrutura predominantemente em metal.

Tecido boucle

Falando sobre ser aconchegante e confortável, um tecido que está super em alta e aparece principalmente nos acabamentos dos sofás e poltronas é o boucle. Com uma textura de aparência atoalhada, que pode ser vista e tocada, ele adiciona o tato como um sentido a mais no ambiente.

Formas orgânicas

As formas orgânicas chegaram sutilmente mas, o que começou com espelhos e tapetes em formatos irregulares, rapidamente evoluiu para sofás, poltronas e mesas de centro, que deixam as linhas retas dos últimos anos para trás. Elas tendem a beneficiar o bem-estar por se assemelharem às formas naturais do corpo humano, proporcionando conforto.

Outra influência da pandemia foi a necessidade de se abrir mais espaço para acomodar a todos dentro de casa. Por isso, os grandes formatos voltaram com tudo em 2022 e um dos resultados disso foi a expansão dos móveis em conjuntos, com opções de combinar diferentes módulos para melhor atender à sua necessidade.

Natureza em evidência

A busca pelo natural continua forte na decoração, tendo um grande reflexo não só no uso das formas, como também nas cores e texturas orgânicas. Essa tendência aparece no uso de painéis de madeira nas paredes, plantas e cores que remetem ao natural, além da valorização de fibras, cordas e fios naturais, como palha, madeira, linho, algodão, entre outros. A madeira clara, até então menos utilizada, marcou forte presença nas feiras, mostrando que veio para ficar. 

 

Após 2 anos turbulentos, onde muita coisa precisou ser mudada e repensada por conta da pandemia, é maravilhoso ver feiras desse porte voltando à ativa e trazendo tendências onde o foco é tornar cada vez mais as casas em lares reais.

Voltar para o blog