Como manter seu tapete sempre bonito e limpo

Como manter seu tapete sempre bonito e limpo

Tapetes são peças fundamentais em qualquer decoração. Suas cores, estilos e formas são capazes de tornar o ambiente mais aconchegante, valorizar a decoração, além de melhorar a acústica dos cômodos. No entanto, mesmo que o tapete ofereça todas essas vantagens, dúvidas relacionadas à limpeza e manutenção fazem com que algumas pessoas tenham receio em investir.

Pensando nisso, trouxemos 3 regras básicas para te ajudar a manter suas peças sempre bonitas e limpas: Aspiração, rotação e absorção, essa terceira quando houver acidentes com líquidos. Vamos explicar:

  1. Aspiração é um hábito mais que importante. Aspire seus tapetes no mínimo duas vezes na semana, para que não acumule poeira e outras sujeiras na superfície das peças. Esse hábito é ainda mais fundamental em lares com pessoas alérgicas.

 

  1. A rotação consiste em mudar a posição dos tapetes. Esse hábito faz com que eles continuem uniformes, evitando o desgaste apenas de um lado devido ao tráfego de pessoas, incidência de luz e/ou o apoio dos móveis, sendo indicado rotacioná-los a cada 6 meses. Em casos de incidência extrema a rotação deve ser feita a cada 3 meses.

 

  1. A absorção de líquidos deve ser realizada em casos que envolvam acidentes com água, a principal dica sendo NUNCA esfregar. Utilize papel toalha, pois mesmo sendo leve, o papel absorve grande parte dos líquidos. Para um resultado mais eficaz na retirada da mancha após a queda de líquidos, seja rápido nos "primeiros-socorros" e em caso de acidentes maiores ou se o tapete demandar uma limpeza maior, busque empresas especializadas em higienização de tapetes. Para os tapetes de sisal ou outras fibras naturais, possuímos um guia de como limpar o seu tapete em cada situação.

Algumas dicas extras:

  • Em salas de jantar não utilize tapetes de pelos médios ou longos, pois acumula mais sujeira e também os pés dos móveis podem se enroscar.
  • Não utilize produtos químicos sem saber se podem ser aplicados no material do seu tapete, pois isso poderá causar manchas e desgastes. O recomendado é que se opte sempre por sabão neutro e água.
  • Nunca dobre, puxe pelas extremidades ou amontoe o seu tapete. Essas práticas podem desalinhar e danificar as fibras do seu tapete permanentemente.
Voltar para o blog