A busca pelo tapete perfeito pode ser um processo estressante. Mesmo depois de analisar a variedade de cores e estilos disponíveis e finalmente decidir o seu modelo favorito, ainda existe uma importante escolha a ser feita: como me certificar de que escolhi as dimensões corretas para o meu tapete?
Nós sabemos que essa dúvida pode ser paralisante, pois um tapete de proporções perfeitas pode fazer toda a energia do ambiente funcionar, assim como um tapete grande ou pequeno demais pode deixar qualquer espaço desarmônico.
Ninguém quer cometer um erro de decoração, e nós também não queremos que você cometa! Por esse motivo, criamos este guia prático de tapetes para ajudá-lo a encontrar a melhor combinação para cada ambiente.
Sala de Estar
O tapete da sala de estar deve ter um formato que combine com a disposição dos móveis. Se possível, escolha uma dimensão que permita que todos os seus móveis fiquem totalmente sobre o tapete, mas o mais importante é que os móveis sobreponham o tapete em pelo menos 15 a 20cm, de modo que os seus pés frontais fiquem sobre o mesmo.
Tapetes menores ajudam a delimitar áreas específicas, como um espaço de leitura ou um hall de entrada.
Sala de Jantar
Escolha um tapete grande o suficiente para que, mesmo com pessoas sentadas à mesa, todas as cadeiras permaneçam sobre ele. O ideal é que sobre 50 a 70 centímetros em todas as extremidades da mesa.
Quarto
Tapetes grandes, ocupando todo o espaço embaixo da cama e mesas de cabeceira, são a opção mais usada. Caso deseje que as mesas de cabeceira não fiquem em cima do mesmo, deve-se certificar de que o maior lado do tapete esteja paralelo à sua cabeceira e que os pés inferiores da cama estejam centralizados no meio. Passadeiras nas laterais da cama e tapetes redondos menores em cantos de leitura também são uma forte tendência, dando toques de cor e textura ao seu quarto por um custo menor.
Seguindo essas dicas os seus ambientes vão ficar ainda mais bonitos e aconchegantes e você vai acertar na sua escolha!