Continuando a série Estilo em Foco, onde perguntamos tudo sobre estilo e decoração aos nossos arquitetos e decoradores favoritos.
Nosso convidado de hoje é Gustavo Martins, arquiteto paulista com mais de 15 anos de atuação no mercado de arquitetura e interiores e integrante do elenco da Casa Cor SP desde 2018.
Como você descreve o seu estilo pessoal?
"Meus projetos apresentam um estilo bastante contemporâneo com uma essência bastante masculina, com tons escuros em uma base neutra que valorize mobiliário e peças de design marcantes."
Qual o papel do tapete em um ambiente?
"Além de um complemento visual que traz destaque ao mobiliário que o sobrepõe, o tapete define ou elimina limites entre ambientes, proporcionando amplitude."
Que conselho você tem para escolher o tamanho e estilo perfeito?
"No meu entender, o mais importante é que todo o mobiliário esteja sobre o tapete, sobrando ainda uma margem, causando uma sensação de amplitude. O estilo depende do conceito do projeto, mas as cores neutras sempre prevalecem."
Qual seu tapete favorito da Elemensis?
"Eu gosto que ele tenha mais trama, mais textura. Gosto mais do tapete que tenha esse peso, como o Soft Oliva, do que aquele tapete muito baixinho."
Em que ponto do processo de projeto você normalmente escolhe o tapete?
"Os materiais são definidos já no moodboard, os formatos e dimensões são definidos juntamente com a escolha do mobiliário."
Na sua opinião, qual é o segredo para criar um lar que você ama?
"O segredo de projetar um lar é entender o repertório e as experiências dos clientes, uma arquitetura afetiva que reflita as histórias e memórias da família."
O que você busca na hora de escolher um tapete?
"Preferencialmente busco brincar com texturas e tramas que permitam uma composição harmoniosa com o conceito do projeto, optando por fibras naturais trazendo conforto."