Continuando a série Estilo em Foco, onde perguntamos tudo sobre estilo e decoração aos nossos arquitetos e decoradores favoritos.
Nossa convidada de hoje é a Júlia Mistilides, arquiteta e urbanista por formação e apaixonada por design de interiores, com projetos em São Paulo.
Em que ponto do processo de projeto você normalmente escolhe o tapete?
"Depende! Existem duas maneiras que eu utilizo para a escolha do tapete:
A primeira delas é começar a projetar a partir do tapete escolhido, geralmente quando é um tapete mais imponente ou que chame mais atenção, ou até mesmo quartinhos infantis em que o tapete pode ter o tema escolhido do quarto. Nesses casos começo a projetar com o tapete como nossa primeira escolha.
A segunda maneira que utilizo é após todo o projeto pronto, definir o tapete perfeito para o ambiente. Nesse caso são tapetes mais neutros e muitas vezes simétricos."
O que você busca na hora de escolher um tapete?
"A primeira questão é que o tapete seja de qualidade e que seja durável! Tapete não é uma decoração que o cliente troca ano a ano, então além de bem especificado, a qualidade interfere totalmente na hora da escolha. Também busco escolher tapetes de acordo com o ambiente e estilo de projeto."
Qual o papel do tapete no ambiente?
"Na maioria das vezes complementar a decoração e deixar o ambiente mais aconchegante e elegante. Para pisos mais antigos, ou quando é preciso esconder alguma imperfeição, é uma ótima solução para que não seja preciso trocar completamente o revestimento do ambiente. Além de deixar lindo, também vai esconder aqueles detalhes que não gostamos muito."
Qual seu modelo favorito da Elemensis?
"A minha trama favorita é a do modelo Soft"
Que conselho você tem para escolher o tamanho e estilo perfeito?
"Atualmente, os formatos assimétricos têm me brilhado os olhos, então eles são muito especificados por mim. Também sempre definimos de acordo com o ambiente, por exemplo: para sala de TV e home sempre opto por tapetes confortáveis e macios, para tapetes externos escolho aqueles que são resistentes e de fácil limpeza e para ambientes infantis tapetes interativos e educativos são muito interessantes.
Em relação a tamanhos, quando o tapete é assimétrico é muito mais difícil de errar e na minha opinião eles dão um charme no ambiente sem cobrir o espaço por completo. Já quando os tapetes são quadrados ou retangulares, é preciso especificar com cuidado, pois a chance de errar é muito maior, já que para que o ambiente fique elegante é preciso que o tapete cubra boa parte da área."