Decorar seu lar nem sempre é uma tarefa fácil. Existem diversos detalhes aos quais devemos nos atentar, como o tipo de mobiliário, materiais e paleta de cores a escolher. Além disso, novas tendências estão sempre sendo lançadas e o desejo de ter uma casa que as englobe pode tornar tudo ainda mais difícil.
Pensando nisso, trouxemos 4 dicas simples que devem ser levadas em consideração para evitar alguns erros comuns na decoração:
1. Meça os espaços
É muito comum que as pessoas comprem um móvel por impulso por acharem bonito ou estar com um valor acessível, mas acabam esquecendo do principal: será que vai caber no meu ambiente? Por isso, medir todos os ambientes, tanto horizontalmente quanto verticalmente, é fundamental antes de comprar seus móveis para evitar erros do "olhômetro".
2. Fique atento à circulação
O espaço ocupado pelos seus móveis é tão importante quanto o espaço livre para circulação. Pense na hora de planejar os ambientes e os espaços, para que as pessoas possam circular sem precisar se espremer ou esbarrar em móveis e objetos. Por isso a importância da dica 01.
3. Invista naquilo que você gosta
As tendências e regras da decoração servem como um guia para te ajudar na hora de comprar os seus móveis e acessórios, mas não faz sentido comprar algo que você não gosta só porque é moda. O importante é investir em itens que agradem o seu gosto e que você não enjoe, para que não sinta necessidade de trocá-los tão rapidamente e assim o seu investimento valha a pena.
4. Evite o acúmulo
Às vezes na intenção de adicionar estilo a um ambiente, acabamos colocando objetos demais em uma área pequena. Esse acúmulo pode dar a impressão de casa bagunçada e sem identidade. Nesse momento, vale a pena seguir o famoso "menos é mais".
Uma dica adicional é considerar a iluminação correta para cada espaço. A iluminação é um item essencial da decoração que faz toda a diferença, pois pode valorizar seu ambiente ou anulá-lo.