Existem diversas razões pelas quais amamos os tapetes passadeiras. Pelo lado prático, eles ajudam a proteger os pisos e eliminam ecos e ruídos extras em casa. Pelo lado estético (e também o mais interessante), eles ajudam os espaços a parecerem acabados, podem fazer uma sala parecer mais longa e adicionar personalidade e cor a áreas que muitas vezes são negligenciadas.
Mas como escolher um que seja perfeito para você? Nesse post, daremos todas as nossas melhores dicas, desde a escolha do tamanho certo até a seleção da melhor trama.
Onde usar passadeiras
Você provavelmente está familiarizado com as respostas óbvias, como o corredor, a cozinha e a entrada. Mas a verdade é que você pode colocar esse tipo de tapete em qualquer área longa e estreita que desejar, ou em um espaço amplo onde você deseja criar uma separação ou passagem.
Além disso, as passadeiras funcionam muito bem em quartos, colocadas entre duas camas de solteiro, no pé de uma cama ou nas laterais da cama de casal. Elas são perfeitas para aquecer pisos em porcelanato ou pedra, que tendem a ficar frios e também são ótimos complementos para espaços estreitos como closets.
Como escolher um tamanho de passadeira
As passadeiras vêm em todos os tamanhos e podem complementar desde os menores closets até os corredores mais longos. Os especialistas recomendam deixar 15 centímetros de espaço entre a passadeira e as paredes nos quatro lados.
A maioria dos modelos prontos têm entre 40 e 60 centímetros de largura, mas na Elemensis você tem a opção de fazer a passadeira sob medida, melhor atendendo à sua necessidade. O mais importante, mesmo que ela não esteja exatamente a 15 centímetros de distância da parede, é se certificar de que esteja centralizada e que as bordas não estejam muito próximas nas laterais, pois isso fará com que o espaço pareça pequeno e apertado.
Como escolher a trama da sua passadeira
Depois de definir o tamanho certo, você precisará pensar em qual material faz mais sentido para o seu espaço. A passadeira estará em um corredor próximo à entrada, por onde passarão muitos sapatos sujos? Ou nos quartos onde o tráfego de pessoas é bem menor?
Para áreas que recebem muito tráfego de pedestres, como corredores e entradas, as tramas mais fechadas são a melhor escolha, além de ser preferível optar por modelos em cores mais escuras.
Já para espaços sem tanto movimento, como quartos, closets ou até mesmo corredores menos usados, por não existir tanta possibilidade de sujeira, os modelos em tramas maiores são uma ótima escolha, por serem mais macios e confortáveis.
Outros fatores para se ter em mente
Considere as portas
Ao escolher o tamanho e o modelo da passadeira, certifique-se de levar em consideração as portas ou outros elementos do espaço. Se uma porta se abrir para a sua passadeira, escolha uma trama mais fina, que seja baixa o suficiente para que a porta fique livre ou escolha um tamanho menor que pare na entrada. Nossa equipe comercial pode te ajudar escolhendo o melhor tipo de trama para o seu ambiente.
Observe os ambientes ao redor
Você não precisa se preocupar em coordenar perfeitamente todos os ambientes. Mas como as passadeiras geralmente estão em áreas de transição, como corredores e entradas, é importante escolher uma que não pareça muito desarticulada dos ambientes aos quais leva. Confie no seu instinto aqui - você decorou os outros espaços da sua casa, então é provável que o que você decidir harmonizará bem ao lado da sua decoração existente.