O nosso quarto é basicamente o lugar onde iniciamos e terminamos o nosso dia, além de ser para muitos um refúgio para assistir TV, ler um livro ou apenas descansar após um dia de trabalho.
Incluir um tapete na decoração do quarto é uma ótima forma de deixar o ambiente com uma cara mais sofisticada, aumentar significativamente a sensação de conforto e ainda fazer com que ele reflita a personalidade dos donos.
No entanto, além do aspecto visual, existem outros fatores a serem considerados na hora de escolher o melhor tapete para o seu quarto. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para facilitar a decisão sobre qual o melhor modelo, tamanho e material para o seu ambiente para deixá-lo ainda mais aconchegante.
A função do tapete
O tapete, além de ser um importante elemento de decoração, pode ser um excelente aliado para criar uma sensação de conforto, encobrir qualquer possível defeito no piso e também, para quem mora em apartamento, reduzir o ruído externo.
Um tapete bem escolhido pode delimitar o espaço e servir de moldura para todos os móveis do ambiente, deixando-o mais harmonioso e a decoração mais elegante.
Como escolher o tamanho do tapete
Não existe uma regra para definir um tamanho ideal de tapete para o quarto, porém, é interessante escolher um modelo que ocupe todo o espaço da cama e mesas de cabeceira, ou que ao menos após passar por baixo da cama, tenha uma sobra grande o suficiente nas laterais para garantir o conforto dos donos ao pisar no chão.
Mas se esse não for o seu estilo, ou se você não quiser investir em um modelo tão grande, existem muitas outras medidas que podem deixar seu quarto mais acolhedor. Uma opção interessante é o uso de tapetes do tipo passadeira nas laterais ou pé da cama, pois eles cumprem a função de garantir conforto e também dar um toque especial à decoração por um custo menor.
Como escolher o material do tapete
O tapete do seu quarto pode ser um ponto focal para o acúmulo de sujeira e poeira, por isso é importante considerar o material ideal no momento da escolha.
Considerar fatores como alergias ou animais domésticos que soltam muito pelos são importantes para evitar problemas futuros, afinal o tapete não é algo que seja fácil de higienizar com frequência. Por esse motivo, tapetes felpudos podem não ser adequados para quem tem alergias, sendo melhor escolher um modelo com pelo curto ou de fibra natural como o sisal, que permitem o uso do aspirador, não acumulando poeira e ácaros.
Os tapetes também têm a capacidade de aquecer ou resfriar um cômodo, e os materiais estão diretamente relacionados a esse fator. Tapetes mais macios podem aquecer um cômodo, enquanto o sisal pode deixá-lo mais fresco.
Como posicionar o tapete no quarto
Para quartos grandes com bastante espaço ao lado da cama, pode ser interessante escolher um modelo maior e mais largo para preencher o espaço. Outra opção é um tapete menor ou redondo com uma poltrona, delimitando um canto de leitura.
Por outro lado, se o seu quarto for pequeno, uma boa opção pode ser um tapete de tamanho médio ao pé da cama.
O importante nesse projeto é considerar o tamanho do cômodo na hora de escolher e não escolher um tapete grande demais para um cômodo pequeno ou vice-versa.
Para evitar problemas, faça da escolha do tapete um dos últimos itens a serem definidos na decoração do quarto.
Tapetes em sisal são recomendados para quarto?
Quando se fala de tapetes de sisal, a imagem que vem à mente é a dos tapetes de trama tradicional, que são mais compactas e “secas”. Hoje, no entanto, existe uma grande variedade de padronagens e tramas em sisal, incluindo algumas espessas, flexíveis e que oferecem maior conforto, como o modelo Soft, ideal para quartos, salas de estar ou qualquer outro cômodo em que se procure mais conforto sem perder o estilo e sofisticação do tapete rústico.