Tapetes sobrepostos - como fazer

Tapetes sobrepostos - como fazer

Os tapetes são um elemento super versátil da decoração. Como já mencionamos aqui e aqui, eles apresentam diversas vantagens, desde tornar o ambiente mais agradável e confortável, até ajudar a melhorar o conforto térmico e acústico.

Embora tradicionalmente seja comum utilizar tapetes grandes que englobem todos os móveis e delimitem diferentes áreas do ambiente, eles também podem ser usados ​​em conjunto com a técnica de sobreposição de tapetes.

O que é sobreposição de tapetes?

A sobreposição de tapetes, como o próprio nome já explica, é a técnica de sobrepor um tapete sobre o outro. Apesar de parecer simples, essa técnica demanda muita atenção para que os diferentes tamanhos, estilos e formatos possam se misturar de uma forma criativa e autêntica mas que ainda resulte em um ambiente harmônico.

Normalmente os tapetes têm um papel mais complementar na decoração, delimitando e dando acabamento a um ambiente. No entanto, no caso da sobreposição, eles muitas vezes acabam atraindo a atenção, se tornando o elemento de destaque do ambiente. Por isso, é preciso analisar a melhor forma de combiná-los sem que comprometam a proposta inicial da decoração do ambiente. Trouxemos alguns estilos de sobreposição para te ajudar:

1. Moldura

Escolha dois tapetes que tenham o mesmo formato, mas com tamanhos diferentes. Posicionando um tapete maior e neutro ao fundo, deixando somente a borda aparente, ele irá emoldurar o tapete menor que ficará em destaque.

 2. Estilo em comum

Uma outra opção para quem não quer ousar tanto, é a escolha por tapetes do mesmo estilo e que tenham cores semelhantes. Eleja uma cor como elemento comum para manter a unidade visual. O efeito sem muito contrastes também pode ficar lindo!

3. Desalinhados

Dando um visual mais despojado e contemporâneo, essa combinação te permite brincar com o posicionamento dos tapetes, colocando um tapete na diagonal ou desalinhado de alguma forma em relação aos demais.

4. Mix de texturas e formatos 

O mix de texturas, se bem feito, pode tornar o seu ambiente facilmente mais interessante. Na sua base, use tapetes em fibras naturais, como o sisal, com tapetes mais felpudos em materiais como algodão por cima. Para deixar ainda mais interessante, faça um jogo com diferentes formatos: redondos, retangulares e até orgânicos.

5. Neutro + neutro

Caso você prefira optar por uma opção mais suave e discreta de sobreposição, mas que ainda assim tenha um toque inusitado, uma boa opção pode ser o uso de tapetes estonados de cores semelhantes e claras para fazer a composição.

6. Colorido + neutro

Tem um tapete super colorido que você adora e não sabe como usar? Utilize um segundo tapete em cores neutras, como cinza, branco, preto ou bege para fazer a sobreposição sem sobrecarregar o ambiente.

7. Efeito patchwork

A sobreposição de vários tapetes, abrangendo uma área grande do cômodo, cria um efeito de tapete único, dando um toque boho à sua decoração. Os modelos étnicos são uma ótima escolha nessa situação.

Voltar para o blog