Tendência: decoração orgânica

Tendência: decoração orgânica

A decoração orgânica, como o próprio nome sugere, tem como inspiração as formas da natureza. Duas das suas principais características são as cores terrosas/neutras e as texturas naturais presentes nos móveis e objetos de decoração.

Esse estilo busca criar uma harmonia entre as pessoas, a natureza e o lar através da arquitetura e do design, trazendo mais beleza e aconchego. A seguir, trazemos alguns pontos para facilitar a aplicação do mesmo em sua casa:

Use móveis curvos e arredondados

O conceito de orgânico foge das linhas retas e tradicionais, então aposte em móveis com um design mais curvo e arredondado, buscando sempre o equilíbrio ideal entre o que você gosta e as características da decoração orgânica. 

É possível encontrar vários modelos de sofá, cadeiras e móveis com curvas para compor sua decoração, dando um charme extra, valendo apostar também em composições e mobiliários modulados.

Escolha itens em madeira

O uso da madeira na decoração orgânica tem justamente o intuito de promover um contato maior com a natureza, podendo apresentar formas mais modernas ou rústicas, trazendo um toque natural ao lar. O seu uso pode ser aplicado em móveis para a sala, bancadas para a cozinha, cabeceiras para camas ou ainda no forro e acabamentos ripados em paredes.

Tenha uma paleta de cores em mente

As cores mais presentes na decoração orgânica também devem vir da natureza. Os móveis e objetos de destaque da decoração devem ter tons neutros ou terrosos, enquanto os azuis e verdes surgem como pontos de cor nos detalhes.

Para trazer a natureza ainda para mais perto, abuse da iluminação natural no ambiente através do uso de janelas amplas em vidro, destacando as cores do mobiliário e deixando tudo mais alegre, além de mais arejado e aconchegante.

Tome partido das peças decorativas

Para decorar, utilize tecidos leves como o linho e o algodão para trazer o frescor em cortinas, almofadas e mantas. Para pufes, tapetes, molduras e luminárias, opte por peças de fibras naturais, como sisal, vime e bambu. Estampas étnicas ou tropicais também podem ajudar!

Nos espelhos, esqueça os formatos geométricos e abuse das linhas sinuosas.

Como não poderia faltar, invista bastante em plantas

Plantas são extremamente benéficas, pois purificam e umidificam o ar, levam sensação de relaxamento, ajudam na concentração e ainda decoram o seu lar. Se atente para as espécies propícias para cada tipo de ambiente e comece aos poucos, encaixando um pouco de verde em cada cantinho até uma composição final que agrade. Vale usar cachepots, vasos de chão maiores, samambaias e muito mais.

Voltar para o blog