Tendência: estilo escandinavo

Tendência: estilo escandinavo

O estilo escandinavo, com seus elementos minimalistas, surgiu na Escandinávia, região ao norte da Europa que compreende os países nórdicos da Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. No entanto, por conta das suas combinações versáteis e do equilíbrio entre o conforto e as formas contemporâneas, ele tem se tornado cada vez mais popular pelo mundo.

A seguir, detalhamos alguns princípios desse estilo para que você use de inspiração na decoração do seu lar. Confira:

Características

Também conhecido como estilo nórdico, ele se baseia em 3 conceitos principais: simplicidade, praticidade e conforto. Os ambientes com esse estilo devem ter como premissa o aconchego, funcionalidade e uma ornamentação mínima, mas que remeta à personalidade do morador.

Elementos naturais

Além da simplicidade, o estilo escandinavo também traz uma referência a elementos naturais através do uso de móveis, pisos e detalhes em madeira, de uma maneira rústica mas ao mesmo tempo clean.
Para isso, opte por madeiras mais claras e busque uma consistência na cor, textura e estilo dos móveis presentes no seu lar. O uso de plantas também é uma ótima aposta para complementar o ambiente.

Paleta de cores

A paleta de cores consiste majoritariamente de tons neutros, como branco, cinza e bege. Por ser uma cor que traz bastante iluminação para o ambiente, especialmente em regiões onde os dias são mais curtos como na própria região da Escandinávia, o branco é bem predominante no estilo escandinavo. 

Materiais

Assim como as cores, neutras e naturais, os materiais também devem seguir essa mesma linha. Algodão, linho e lã são super recomendados nos estofados, almofadas e mantas. 
Os tapetes em sisal e outras fibras naturais são perfeitos, por terem uma linha orgânica e toque rústico, além de trazer funcionalidade e praticidade principalmente na hora da limpeza.

Priorize as linhas retas 

Busque incorporar linhas retas dentro da própria arquitetura sempre que possível, como em escadas ou em outros detalhes da construção. 
Os móveis também são majoritariamente retos e elegantes, com linhas simples e sóbrias, semelhantes ao estilo minimalista.

Funcionalidade em primeiro lugar

O estilo escandinavo não combina com ornamentações ou efeitos dramáticos, se baseando fortemente na funcionalidade. Para um visual autêntico de uma verdadeira casa escandinava, se livre dos excessos de móveis e adornos nos seus ambientes, mantendo apenas o que for funcional e de uso cotidiano, principalmente em locais onde tendemos a concentrar coisas, como escrivaninhas e prateleiras.

Ambientes iluminados

As janelas são extremamente importantes para a decoração escandinava, uma vez que a iluminação natural é uma das características que o definem, não sendo incomum que as próprias janelas sejam o ponto focal do ambiente. 

Quadros e elementos decorativos monocromáticos

Os escandinavos são conhecidos por celebrar a decoração em preto e branco e suas obras de arte não são exceção. Procure pinturas e esculturas monocromáticas para continuar seguindo o princípio de design simples e clean.
Para equilibrar, além da madeira e da iluminação natural, podem ser incluídos pontos de cores vibrantes em lugares estratégicos, usando alguns acessórios de decoração ou até mesmo nos móveis. 

Incorpore elementos do hygge dinamarquês

Por conta da sua essência minimalista, é comum pensar que o estilo escandinavo seja frio, mas na verdade é exatamente o oposto. O conceito de "hygge” é amplamente celebrado e buscado pelos dinamarqueses e noruegueses em seus lares. Mas o que é hygge exatamente? Em resumo, é o conceito de aconchego que inspira sentimentos de felicidade e bem-estar. Para adicionar elementos de hygge em sua casa, você pode incorporar itens como cobertores e tapetes macios.

Voltar para o blog