De uma forma geral, desde o início da pandemia COVID-19 em 2020, nossa rotina vem passando por diversas mudanças, principalmente nos hábitos dentro de casa. O trabalho home office, por exemplo, se torna cada dia mais comum, fazendo com que valorizemos mais nosso lar, buscando maneiras de deixá-lo não apenas mais bonito, mas também mais confortável e funcional.
O ano de 2022, principalmente, mostrou que algumas tendências em decoração de interiores voltadas para o conforto vieram para ficar e 2023 será o ano em que essas ideias serão cada vez mais postas em prática. A seguir, listamos as 5 principais tendências para o próximo ano. Confira!
1. Cores aconchegantes
Cores que transmitam uma sensação de acolhimento, aconchego e conforto estarão super em alta em 2023, tornando as cores neutras e naturais as mais procuradas para a decoração. Uma ótima dica é usar a cor e textura naturais dos móveis de madeira para integrar a decoração, além de cores claras e neutras como off-white, cinza e bege em conjunto com cores mais quentes e acolhedoras, como o dourado e tons terrosos.
2. Design biofílico
O design biofílico consiste em um estilo que relaciona o meio ambiente com os espaços criados a fim de proporcionar uma maior qualidade de vida. A principal forma de investir nessa tendência é através do uso de plantas dentro da casa, priorização da luz e ventilação naturais, paredes e telhados verdes entre outros.
3. Conforto
Como falamos acima, com o início da pandemia surgiu fortemente a tendência de se buscar uma casa mais confortável, já que nos habituamos a passar muito mais tempo nela, tanto trabalhando quanto no nosso tempo de lazer. Pensando nisso, desde 2022 se tornou tendência buscar móveis e elementos decorativos multifuncionais que proporcionem um maior conforto, como poltronas e sofás amplos, uso de almofadas grandes, tapetes agradáveis ao toque entre outros, além de ambientes integrados de forma inteligente, otimizada e assertiva.
4. Móveis curvos
Outra tendência que já fez bastante sucesso em 2022 e que continua como uma forte tendência em 2023 são os móveis curvos e com formas arredondadas. O estilo que fez sucesso nos anos 60 e 70 volta repaginado e com um toque contemporâneo, podendo ser usado em praticamente todos os ambientes da casa: em espelhos com formato orgânico, sofás curvos nas salas, mesas de cabeceira redondas para o quarto e até mesmo ilhas e balcões de cozinha com um design mais curvilíneo. A busca por formas mais orgânicas, redondas e suaves na decoração remetem ao aconchego, acolhimento e relaxamento.
5. Mix de texturas
As texturas são capazes de trazer mais personalidade à decoração, e no próximo ano elas vão estar em alta. Uma dica legal para fazer mix de texturas é não focar apenas em revestimentos, mas também em móveis, objetos decorativos e até mesmo em itens como tapetes e almofadas podem ajudar a trazer essa tendência para incrementar sua decoração em 2023.
Dentro desse mix de texturas também entram as pedras, que são uma forte tendência para 2023 aparecendo não apenas na decoração de jardins mas também em forma de revestimento nas paredes e no piso interno da casa.
Cor Pantone™ do ano: Magenta 18-1750
A Pantone ainda anunciou na semana passada a cor do ano de 2023, chamada Viva Magenta 18-1750, um tom vibrante e expressivo avermelhado. Eles a descreveram como uma "cor poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque. (...) É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos."