Tapetes em ambientes de conceito aberto

Tapetes em ambientes de conceito aberto

Na arquitetura e decoração, conceito aberto é uma grande área social integrada que engloba cozinha, sala de jantar e sala de estar - ambientes tradicionalmente organizados separadamente.

Os tapetes podem ser grandes aliados na hora de definir esses ambientes e seus respectivos espaços. Pensando nisso, criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre tapetes em um ambiente com conceito aberto:

Se você está começando do zero, use tapetes para ajudar a criar o layout

Nós sabemos, entrar em uma sala de estar-jantar-cozinha vazia pode ser assustador. Mas não entre em pânico e veja seus tapetes como ponto de partida para ajudá-lo a criar a planta perfeita para o seu espaço. Depois de escolher e colocar o seu tapete no lugar (ou pelo menos definir seu tamanho), a disposição dos móveis e o fluxo do espaço se encaixarão mais facilmente. Para mais dicas sobre como escolher o tamanho certo do tapete, acesse nosso post sobre o assunto.

Pense em como os seus tapetes ficarão juntos

Seus tapetes podem estar criando espaços separados, mas ainda estão na mesma sala. Portanto, é absolutamente fundamental considerar como eles ficarão juntos e se combinam com o restante do ambiente.

Não negligencie tapetes menores e passadeiras

Sabemos que normalmente a primeira coisa que vem à mente são tapetes amplos para uma sala em conceito aberto, mas modelos menores também podem ser ótimas escolhas. Por exemplo, uma sala de estar pequena pode se beneficiar de um tapete de 1.50x2.00m sob a mesa de centro. E as passadeiras são uma ótima opção para definir e criar áreas de circulação, especialmente em plantas baixas que têm muito espaço sobrando.

Certifique-se de que seus tapetes tenham espaço suficiente entre eles

Não existe uma regra sobre quanto espaço deve existir entre os seus tapetes, por isso recomendamos que deixe o layout dos seus móveis e seus instintos de decoração te guiarem. Mas, como orientação geral, recomendamos deixar pelo menos 30 centímetros entre os tapetes para evitar uma sensação de aperto.

Como combinar tapetes diferentes

Misture uma estampa com uma cor sólida

A maneira mais fácil (mas ainda muito sofisticada) de combinar tapetes é combinar um sólido com um estampado. Especialmente se o sólido for neutro, você não precisará se preocupar com os tapetes "brigando" entre si. Experimente um tapete em fibra natural de sisal como sua cor sólida para uma pitada extra de textura.

Combine estampas com cores em comum

Quando se trata de combinar tapetes com estampas diferentes, você deve encontrar um denominador comum entre os dois para manter a harmonia. Um visual monocromático pode ser uma ótima ideia, mas você também pode escolher uma cor para que os tapetes tenham em comum, o que ajudará a deixar tudo com um aspecto mais harmônico.

Duplique

Outra maneira de fazer seus tapetes combinarem é escolher estampas e cores idênticas. Você pode por exemplo escolher dois tapetes feitos do mesmo material, ou com a mesma textura.

Mude o formato

Não tenha medo de formatos não convencionais, como circulares, ovais e quadrados. Isso te ajudará a diferenciar um ambiente do outro, criando áreas separadas.

Esperamos que com essas dicas, você seja capaz de criar um projeto em conceito aberto super coeso e harmônico, tornando o seu lar ainda mais agradável.

Voltar para o blog